Preço sobre Valor Patrimonial (P/VP)

O que é P/VP?

O P/VP, ou Preço/Valor Patrimonial, é um índice utilizado para avaliar o valor de uma empresa em relação ao seu patrimônio líquido. É uma das medidas mais populares para avaliar ações e é amplamente usada pelos investidores.

O que representa?

O P/VP representa a relação entre o preço atual de uma ação e o valor patrimonial líquido da empresa. O valor patrimonial líquido é o valor dos ativos da empresa menos o valor de suas dívidas.

Como interpretar seu valor?

Quando o P/VP é menor que 1, isso geralmente indica que a empresa pode estar subvalorizada, já que o valor de mercado dela está menor que o que ela teria no caso de liquidação (venda de edifícios, materiais, estoque e tudo que está no nome da empresa). Por outro lado, um P/VP maior que 1 pode indicar que a empresa está supervalorizada.

É comum termos um valor patrimonial acima de 1, já que a empresa também é constituída de bens que não são possíveis de serem contabilizados financeiramente. Por exemplo, imagine que você tem em mãos o dinheiro necessário para comprar todo o patrimônio do Banco do Brasil, incluíndo agências, licensas, patentes, etc. Você conseguiria montar uma empresa de mesma relevância? Provavelmente não, já que temos que levar em conta que praticamente o Brasil inteiro conhece e confia no banco, já que ele existe desde 1808.

Assim, não seria incomum que esse valor implícito fosse valorizado pelo mercado, fazendo com que o valor da empresa fique acima de seu patrimônio líquido.

Outro caso em que esse múltiplo não reflete a realidade é em empresas com um patrimônio líquido muito baixo, mas com lucros altos (como é o caso de empresas de tecnologia).

Como é calculado?

O P/VP é calculado dividindo o preço da empresa (valor de mercado) pelo valor patrimonial líquido da empresa. A fórmula é:

Carregando...

Ou então, por ação utilizando o VPA:

Carregando...

P/VP sob a visão de Graham

Benjamin Graham, um dos mais famosos investidores da história, defendia a utilização do P/VP como uma medida de segurança para investidores. Graham acreditava que comprar ações com um P/VP abaixo de 1 era uma estratégia segura para obter lucro no longo prazo.

Segundo ele, o valor máximo a ser pago deveria ser de 1,5x, enquanto que o máximo do P/L deveria ser de 15x. Como dito anteriormente, isso não vale para todas as empresas e nem para todos os setores, a título de comparação, podemos usar a empresa 3M (MMM), que no primeiro trimestre de 2023 estava com um P/L de 10,5x, mas seu P/VP estava em 3,67x, mais de 2x mais alto que o máximo especificado por Graham.

Ao estipular uma média história da empresa, do setor, ou simplesmente a média de 1,5x, podemos calcular o preço justo da ação através do Cálculo do Número de Graham.

Exemplo

BBAS3:

O Banco do Brasil é o mais antigo banco brasileiro, e a segundo maior instituição bancária do Brasil e da América Latina.

Ao final de 2022 seu patrimônio líquido era de R$163.077.123.000, enquanto que seu valor de mercado era de R$97.768.028.722. Com isso, temos que seu P/VP era de:

Carregando...Carregando...

Ou seja, temos que o valor de mercado da empresa representa 60% de seu patrimônio, gerando assim um desconto de 40%. Isso basicamente quer dizer que para cada 1 real de patrimônio da empresa, o marcado está pagando 60 centavos. A média de P/VP dos 10 anos anteriores para a companhia é de 1,04x, ou seja, a empresa está sendo negociada 43% abaixo de sua média.